top of page

Diversidade no Ambiente de Trabalho

Você conhece os benefícios obtidos por uma empresa que aceita a diversidade? E como obter um ambiente de trabalho mais saudável? Acompanhe a seguir os fatores os quais você pode aprimorar e implementar no seu ambiente de trabalho.



Primeiramente, o que seria um ambiente de trabalho diversificado? Um ambiente inclusivo, que tenha pluralidade cultural e profissional, capaz de acolher seus colaboradores para que se sintam mais confortáveis e motivados.

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria McKinsey, foi constatado que quando se há um processo de recrutamento diversificado a entrega de resultados mais eficientes são 25% mais altas. Assim, é possível observar a relevância da pluralidade como um fator essencial no mercado empresarial.


A importância do ambiente de trabalho diversificado:

1. Desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável

Um ambiente de trabalho integrado promove um local mais acolhedor para seus colaboradores. Quando se cria e se fortalece uma cultura de diversidade, o respeito ao próximo se instala naturalmente, evitando maiores conflitos internos e o local se torna mais harmônico.


2. Aumento da motivação, produtividade e criatividade

Quando um colaborador se identifica com alguém que esteja do seu lado ou em uma área superior a dele, ele tende a se sentir mais acolhido e motivado, tomando aquela pessoa como um modelo ou um objetivo a ser alcançado como profissional. Da mesma forma, o contato de profissionais com diferentes histórias, vivências, experiências e visões, leva a ideias mais criativas, algo essencial em áreas de inovação


3. Diminuição da rotatividade de pessoas

Quando os funcionários passam a reconhecer o seu local de trabalho como um lugar acolhedor, um ambiente de crescimento pessoal e profissional, tudo se torna mais harmônico e confortável para ele. O que é de grande importância para a empresa, já que o custo gerado ao acontecer um desligamento é muito alto, pois a empresa tem que arcar com diversas situações, como fornecer treinamentos para dos novos funcionários e processos seletivos.


4. Crescimento do Capital Intelectual da empresa

Por último, o debate entre diferentes culturas pode abrir espaço para um ambiente de trabalho propício à inovação, pois a partir desse confronto de diferentes culturas, surgem os melhores projetos e soluções. Em um ambiente assim, as pessoas tendem a ser mais respeitosas e empáticas umas com as outras, tornando o local da organização mais estimulante, onde prevalecem a contribuição e o respeito.



Em suma, o fato de que empresas que adotam um ambiente diversificado adquirem um aumento de produtividade e lucratividade não é baseado em achismos, e sim em estudos como o realizado pela Ernst & Young (EY) e pela DDI, empresa de pesquisa e análises. A pesquisa revelou que empresas que tiveram 30% de diversidade de gênero, e mais 20% em cargos mais altos, apresentaram uma vantagem financeira em seus resultados em relação às demais companhias.


E de acordo com o estudo, a liderança é essencial, de maneira que em um ambiente de trabalho com maior pluralidade, as chances dos líderes se organizarem de uma forma colaborativa a fim de criar soluções inovadoras e novas oportunidades é duas vezes maior. Mas isso não significa que esses líderes possuem algum tipo de habilidade diferente, muito pelo contrário, as habilidades não mudam, o que se destaca é a mudança de mentalidade.


Como conseguir um ambiente assim dentro de sua organização?

Para resumir, é necessário muito planejamento e visão de longo prazo. Isso porque a empresa terá que tomar certas ações que não podem ser apenas realizadas pontualmente, em ocasiões extraordinárias ou quando ocorrer um caso de preconceito ou desavença no trabalho. Precisa ser algo que ocorra de forma natural e consciente, que mostre que a organização realmente se importa com seus colaboradores e quer que eles tenham um ambiente mais amigável e acolhedor.


Alguns fatores que ajudam a ter um ambiente de trabalho diversificado:

Ter uma liderança envolvida e ativa

De nada adianta implementar programas sobre diversidade e respeito se os líderes não estão no mesmo eixo alinhados. Eles devem ser não só líderes organizacionais comuns, mas também líderes da diversidade dentro da empresa, um exemplo para os outros de respeito e postura, para que assim os outros o tomem de exemplo.


Criação de políticas e programas de diversidade

A implementação de programas sobre a pauta são essenciais e devem estar nos planos de estratégia organizacional, já que a empresa deverá ter valores e diretrizes capazes de harmonizarem com suas propostas sociais internas e externas. Para isso, é essencial que a área de Gestão de Pessoas esteja capacitada para fazer um bom planejamento e manutenção das propostas.


Contratação de perfis de profissionais diversificados

Na hora do processo seletivo, atentar as dinâmicas em grupo, ver como cada candidato se sai ao lado de diferentes situações e de diferentes pessoas, para garantir que o futuro colaborador seja capaz de conviver em harmonia num ambiente diversificado.

É muito importante o trabalho do marketing na hora da divulgação das vagas disponíveis para áreas alinhadas à diversidade, a fim de alcançar o maior número de diferentes tipos de pessoas.


Criação de um ambiente inclusivo e de desenvolvimento profissional

Para criar um ambiente inclusivo que funcione e ajude no desenvolvimento profissional do colaborador, é preciso que haja monitoramento do ciclo de permanência dos funcionários na empresa, análises de turnover, análises das promoções, avaliações de desempenho, tudo para que a organização possa entender o seu contexto atual.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icone-du-logo-whatsapp-vert.png
bottom of page